logo

Daniel Defoe

  • Home
  • /
  • Autores
  • /
  • Daniel Defoe

Daniel Defoe nasceu em Londres em 1660 e morreu na mesma cidade em 1731. O seu apelido era Foe, e apenas em 1695 o alterou para Defoe. Ao longo da sua vida teve várias ocupações, entre as quais comerciante, jornalista e agente secreto.

Adorava viajar e teve uma vida cheia de peripécias: presenciou o Grande Incêndio de Londres e esteve preso por dívidas e por atividades políticas. É autor de mais de 500 livros e textos jornalísticos sobre os mais diversos assuntos, desde política e religião até geografia e psicologia. Só aos 59 anos escreveu o seu primeiro romance — The Life and Strange Surprising Adventures of Robinson Crusoe, of York, Mariner — conhecido por As Aventuras de Robinson Crusoé ou simplesmente por Robinson Crusoé, que teve um sucesso imediato e o tornou mundialmente famoso. Baseando-se na vida de Alexander Selkirk, também ele único sobrevivente de um naufrágio, Daniel Defoe conseguiu escrever uma ficção memorável, fruto da imaginação, pesquisa, conhecimento e experiências que acumulara ao longo da vida.

Durante trezentos anos, este livro tem servido de inspiração a artistas de todos os géneros e de todos os continentes e continuará certamente a inspirar todos aqueles que o lerem.

Outros livros do mesmo autor


Robinson Crusoé

    Robinson Crusoé é uma obra-prima da literatura universal. Um exemplo de superação através da perseverança, imaginação e inteligência.