logo

Ana de Castro Osório

  • Home
  • /
  • Autores
  • /
  • Ana de Castro Osório

Ana de Castro Osório (1872-1935) é escritora, pedagoga, jornalista, editora, ativista e feminista. Cedo começou a escrever artigos para jornais, contos infantis, novelas e textos didáticos. Pela intensa atividade literária, educativa, cívica e política a que sempre se dedicou, é uma figura ímpar do nosso panorama cultural. 

Pioneira da literatura infantil em Portugal, além da importante recolha de contos da nossa tradição oral, traduziu contos dos irmãos Grimm e de outros grandes autores de literatura infantil, incluídos na sua coleção «Para as Crianças», iniciada em 1897 e publicada em fascículos vendidos por assinatura, a qual totalizou 18 volumes.

 

Luís Gaspar é um artista plástico, poeta e crítico textual. Nasceu em 1960. Realizou cinco exposições individuais e foi comissário de duas mostras sobre o modernismo ibérico. 

Faz capas e ilustrações para livros e revistas desde 1986, e o seu trabalho tem acompanhado a edição de obras de grandes autores, como Raul Brandão, Alexandre O’Neill, Manuel António Pina, Ruy Belo, Herberto Hélder, Carlos de Oliveira, Al Berto, Rui Pires Cabral e José de Almada Negreiros.

Outros livros do mesmo autor


O Esperto e Outras Histórias

    O universo fantástico da infância, expresso no texto e nas ilustrações de Luís Manuel Gaspar, cativará leitores de todas as idades.