Oscar Wilde

Oscar Wilde nasceu a 16 de outubro de 1854, em Dublin. Filho de um médico de renome e de uma poetisa, cresceu num ambiente protestante, rodeado de intelectuais. Mais tarde, escolheu converter-se ao catolicismo.

Oscar Wilde era muito estudioso. Em 1871, recebeu a sua primeira bolsa de estudo para ingressar na Trinity College, em Dublin. Anos mais tarde, é eleito o melhor estudante de Grego da Universidade, o que o fez ganhar uma bolsa para estudar em Oxford, onde também se formou com distinção. Mudou-se para Londres, e foi então que se iniciou na escrita, publicando, em 1881, Poems.

Após afirmar-se como escritor, poeta e dramaturgo, Oscar Wilde viajou até Nova Iorque, no papel de conferencista, onde se relacionou com algumas personalidades do meio literário, como Walt Whitman, que muito o influenciaria.

Em 1891, publicou Intentions, a primeira abordagem ao Movimento Estético, também conhecido como Dandismo. No mesmo ano, lançou o seu primeiro e único romance, O Retrato de Dorian Gray, por muitos considerado uma obra-prima da literatura mundial.

Livros do autor

Contos Escolhidos de Oscar Wilde

Oscar Wilde

A Coleção Tesouros da Literatura, da qual este livro faz parte, oferece uma cuidada seleção de obras fundamentais da Literatura Universal, muitas das quais recomendadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.